Você está em: São Paulo > São Paulo > Cresce 8% número de paulistas que rumam ao exterior

<< voltar próxima matéria >>

São Paulo

Cresce 8% número de paulistas que rumam ao exterior

03 de Dezembro de 2017

A Receita Federal de São Paulo registrou um aumento de 8% no número de moradores do Estado que deixaram o país no ano passado, se comparado com o ano anterior.

De acordo com as Declarações de Saída Definitiva do País, recebidas pelo órgão, 6.333 pessoas informaram que saíram do Brasil em 2016. Em 2015, esse número foi de 5.869 paulistas.

A documentação deve ser apresentada entre os meses de março e abril por pessoas físicas que, no ano anterior, se retiraram em caráter definitivo ou passaram à condição de não residente em território brasileiro.

Segundo a Receita Federal, quando o contribuinte declara a saída definitiva do país, ele pode incluir dependentes. Entretanto, os dados do órgão correspondem ao número de declarações, ou seja, não inclui menores de idade ou outros tipos de pessoas que são isentas de declarar o Imposto de Renda.

Para a professora de economia da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Juliana Inhasz, o aumento está relacionado à crise econômica.

"A lenta recuperação financeira do país, aliada à busca de outros países por mão-de-obra qualificada, leva as pessoas a buscar oportunidades fora do Brasil", afirmou ao Destak.

O professor de Economia e Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco, Carlos Stempniewski, segue a mesma linha de raciocínio e atribuiu o aumento da emigração à insatisfação com educação, saúde e segurança, por exemplo.

"As pessoas com maior poder aquisitivo tendem a procurar países com condições tributárias melhores e que proporcionem retorno de serviços de maior qualidade", explicou à reportagem.

Cresce 8% número de paulistas que rumam ao exterior
0
354275


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif