Você está em: São Paulo > São Paulo > CDHU tem 115 imóveis ocupados ilegalmente

<< voltar próxima matéria >>

São Paulo

CDHU tem 115 imóveis ocupados ilegalmente

12 de Novembro de 2017

Diante de um déficit habitacional de 1,1 milhão de moradias no Estado, muitas famílias acabam ocupando imóveis e terrenos públicos e particulares em busca de um teto. Dado obtido pelo Destak via Lei de Acesso à Informação indica que, somente a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), do Estado, possui 115 empreendimentos e terrenos ocupados atualmente.

Segundo o órgão, 80% dos locais estão na capital e na Grande São Paulo, com o saldo restante distribuído pelo interior e litoral.

A pasta afirma que boa parte dos espaços ocupados já estavam em fase final de obras, o que faz com que os beneficiários dos imóveis populares tenham de esperar mais tempo para realizar o sonho da casa própria.

Entre os endereços da CDHU ocupados está um no Jardim Santo André, na divisa entre São Mateus, na zona leste e o município de Santo André, e outro na Vila Nova Esperança, na zona oeste.

"A ocupação é resultado da deficiência das políticas públicas ligadas à moradia. Elas não podem ser criminalizadas, a priori, porque são um efeito perverso de uma política de moradia que veio acumulando déficit nas últimas décadas", afirmou o professor de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana.

Para ele, a questão se torna mais complicada na Grande São Paulo diante da escassez de áreas para construção. "Pela falta de terrenos, o preço fica mais caro, tornando a política habitacional mais cara, o que cria mais déficit e mais tensão".

Em 24 de outubro, uma ação de despejo pedida pela CDHU em um terreno no Sacomã, na zona sul, terminou em conflito entre moradores e PMs, e barracos foram incendiados. Na tentativa de evitar confrontos, um grupo chefiado pelo Tribunal de Justiça organiza conversas entre proprietários e ocupantes desde 2014.

CDHU tem 115 imóveis ocupados ilegalmente
0
352552


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif