Você está em: São Paulo > São Paulo > Abrangência do 190 atrapalha união entre bombeiros e Samu

<< voltar próxima matéria >>

São Paulo

Abrangência do 190 atrapalha união entre bombeiros e Samu

13 de Novembro de 2017

Promessa das gestões tucanas do governador Geraldo Alckmin e do prefeito João Doria, a integração do telefone 190 para acionar polícia, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ainda não saiu do papel.

O grupo de estudo formado pela Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e a SSP (Secretaria de Segurança Pública) busca um modelo de integração que não prejudique o atendimento das ocorrências na Grande São Paulo, já que o sistema 190 atende toda a região metropolitana. Os outros municipíos não devem ser contemplados com a unificação, porque o serviço do Samu é administrado por cada prefeitura.

A previsão, em maio, era de que o serviço estivesse em funcionamento ainda neste ano, o que não deve ocorrer.

Segundo a prefeitura, outros pontos que ainda precisam ser definidos são as competências e o financiamento de cada esfera.

A prefeitura também informou que o projeto é complexo e incluiu mudanças em recursos humanos e de infraestrutura, como logística e telefonia.

Hoje, para acionar o Corpo de Bombeiros deve-se discar 193, enquanto para o Samu, 192. Já o da polícia é o 190. O excesso de números confude a pessoa que está precisando de socorro.

O principal objetivo com a unificação é regularizar o fluxo de serviços, evitando que Samu e Resgate do Corpo de Bombeiros se desloquem para a mesma ocorrência sem necessidade, gerando economia e eficiência. Atualmente, é comum que equipes dos dois órgãos sejam encaminhadas para um local, o que resulta em outras ocorrências descobertas.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o Samu recebe cerca de 5 mil ligações diariamente, com a abertura de 1.100 ocorrências, sendo que, em média, 75% delas são de casos clínicos.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informou que o projeto segue em discussão.

0
352664


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif