Você está em: São Paulo > Rio > 'NY Times' critica remoções em favela

<< voltar

Rio

'NY Times' critica remoções em favela

13 de Agosto de 2012

Logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, um dos principais jornais dos Estados Unidos, o "New York Times", criticou o Rio pelo planejamento mostrado para a Olimpíada de 2016.

Em uma coluna de título "Em nome do futuro, o Rio está destruindo o passado", o jornal critica a desapropriação, sem aviso prévio, de cerca de 70% dos moradores do Morro da Providência, favela mais antiga da cidade.

De acordo com a publicação, até meados de 2013, a favela terá recebido R$ 131 milhões em investimentos do plano de revitalização da zona portuária, financiado pelo setor privado.

Embora a prefeitura alegue que esses investimentos beneficiarão os moradores, um terço da favela já foi marcada para remoção.

Os habitantes da Providência, no entanto, estão temerosos, já que somente 36% deles possuem documentos que comprovam seus direitos de propriedade.

A ONU (Organização das Nações Unidas), em abril de 2011, já havia denunciado o governo brasileiro sobre casos de violações dos direitos humanos nas remoções de favelas em função das obras para a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016.

A entidade condenou a falta de planejamento nas ações públicas, ausência de diálogo e nenhum espaço para participação dos moradores nos projetos de remoções.

0
155687


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif