Você está em: São Paulo > Recife > Obras de engorda da praia começam após adiamentos

<< voltar

Recife

Obras de engorda da praia começam após adiamentos

15 de Maio de 2013

Atraso não vai interferir no prazo de entrega para agosto, segundo a prefeitura da cidade

Após ser adiada duas vezes na semana passada, a fase de dragagem das obras de engorda da orla de Jaboatão começa hoje. A draga fará pela manhã a primeira viagem de 17km ao Cabo de Santo Agostinho para recolher a areia que vai ser despejada nas praias.

O funcionamento da draga só foi liberado anteontem pela Capitania dos Portos, quando a Prefeitura de Jaboatão sinalizou os pontos onde as obras vão acontecer.

O processo de engorda que pretende expandir em 40 metros a faixa de areia das praias de Barra de Jangada, Piedade e Candeias deve ser concluído até agosto. A prefeitura afirmou que o adiamento não vai interferir na entrega da obra.

A draga vai movimentar 20 mil metros cúbicos de areia por dia. Ao todo serão um milhão de metros cúbicos, equivalente a 50 mil caminhões caçamba. As obras de engorda dos 5,3 km estão orçadas em R$ 41 milhões.

Região Metropolitana

A recuperação do litoral que começou em Jaboatão faz parte de um projeto que engloba também Recife, Olinda e Paulista.

Os estudos de viabilidade das três cidades estão em andamento e devem ser entregues até junho. As obras vão começar pelo Recife.

"A ideia é que os projetos sejam ágeis o suficiente para aproveitar a draga especial, que está em Jaboatão, já que ela causa um impacto ambiental mínimo", afirmou a coordenadora do Programa de Gerenciamento Costeiro do Estado, Andrea Olinto.

O projeto teve o licenciamento prévio que disponibilizou R$ 346 milhões, distribuídos para quatro cidades, recursos dos governos federal, estadual e municipal.

Obras de engorda da praia começam após adiamentos
0
193509