Você está em: São Paulo > Mundo > Terremoto no Irã e Iraque é o mais mortal do ano

<< voltar próxima matéria >>

Mundo

Terremoto no Irã e Iraque é o mais mortal do ano

13 de Novembro de 2017

Equipes de resgate iranianas procuravam, ontem, possíveis sobreviventes do terremoto de 7,3 graus de magnitude que sacudiu o oeste do país e várias regiões iraquianas na noite de domingo (12), deixando mais de 400 mortos e milhares de feridos. O tremor já é considerado o mais mortal deste ano.

A maior parte das vítimas da catástrofe foi registrada no Irã, onde o balanço é de 407 mortos e cerca de 6.700 feridos, todos na província de Karmanshah. No Iraque, outros sete morreram.

Com o anoitecer, as autoridades enfrentavam o desafio de abrigar e alimentar dezenas de milhares de pessoas obrigadas a dormir ao relento pela segunda noite.

O general Mohamad Ali Yafari, chefe dos Guardiões da Revolução, o Exército de elite da República Islâmica, falou à TV estatal em sua visita à zona afetada. "Os imóveis construídos recentemente (...) resistiram bem, mas as velhas casas de terra ficaram totalmente destruídas", disse.

O epicentro do tremor se situou 50 km ao norte de Sarpol-e Zahab, cidade mais afetada pelo terremoto, onde morreram 280 pessoas. De acordo com a imprensa iraniana, uma mulher e um bebê foram resgatados com vida entre os escombros na manhã de ontem na cidade de 85 mil habitantes.

Na província vizinha de Dalahoo, muitas localidades ficaram completamente destruídas de acordo com o prefeito local, citado pela agência Tasnim.

O governo anunciou ter distribuído 22 mil tendas, 52 mil cobertores, quase 17 toneladas de arroz, 100 mil alimentos em conserva e 200 mil garrafas de água.

De acordo com Instituto de Geofísica da Universidade de Teerã, o terremoto foi seguido de mais de 150 tremores secundários, os mais fortes de até 4,7 graus na escala Ritcher.

Os tremores são comuns na região. Em junho de 1990, um terremoto de 7,4 graus no Irã, perto do mar Cáspio, ao norte, deixou 40 mil mortos e mais de 300 mil feridos, além de meio milhão de desabrigados.

Terremoto no Irã e Iraque é o mais mortal do ano
0
352686


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif