Você está em: São Paulo > Diversão & Arte > Balé levanta reflexão sobre o sedentarismo

<< voltar próxima matéria >>

Diversão & Arte

Balé levanta reflexão sobre o sedentarismo

17 de Julho de 2016

O espetáculo de dança "Corpo Sentado", protagonizado pela bailarina Jussara Miller, propõe uma reflexão sobre a acomodação e o sedentarismo que surgem como consequência das facilidades tecnológicas oferecidas pelo mundo contemporâneo. O balé será apresentado na quinta, às 20h, no Teatro Castro Mendes.

A idéia da montagem surgiu há dez anos, quando Jussara preparava sua dissertação de mestrado no Instituto de Artes da Unicamp. Anos depois, ela decidiu recriar e remontar o espetáculo, e convocou para isso o diretor argentino Norberto Presta, com quem já havia atuado em outros trabalhos.

Em "Corpo Sentado", Norberto assina tanto a direção quanto a dramaturgia. "Não somos porque pensamos. Somos porque os sentidos nos movem, dança sensorial que move o pensamento... danço, logo existo!", afirma Norberto. O balé solo trata de um corpo contemporâneo fixado, abandonado, acomodado, sedentário e estático.

E também alimentado continuamente por estímulos vindos das telas da televisão, do computador e dos celulares de última geração. A partir dessa situação, a montagem passa a refletir a cultura atual do não-movimento, mas sem oferecer juízo de valor.

O encontro entre dança, fotografia e literatura se tornou a marca registrada do trabalho desenvolvido por Jussara Miller nos últimos anos.

Em "Corpo Sentado", ela explora especialmente os dois primeiros elementos, por meio de uma parceria com o fotógrafo Christian Laszlo. "O trabalho faz um paralelo com essa excessiva oferta de imagens em nossa sociedade", diz Jussara.

Rua Conselheiro Gomide, 62

F: (19) 3272-9359

Balé levanta reflexão sobre o sedentarismo
0
310783


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif