Você está em: São Paulo > Campinas > Bairros de Valinhos ficarão 36 horas sem água por semana

<< voltar

Campinas

Bairros de Valinhos ficarão 36 horas sem água por semana

06 de Fevereiro de 2014

A cidade de Valinhos terá, a partir de hoje, um rodízio para o racionamento no fornecimento de água. Em dois dias da semana, cada região da cidade ficará sem o serviço durante 18 horas, das 10h até as 4h do dia seguinte. Essa medida emergencial foi tomada por conta da seca no rio Atibaia, que abastece metade da população do município. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Clayton Machado (PSDB).

Valinhos foi dividida em sete áreas e, duas vezes na semana, cada uma delas ficará sem fornecimento de água por 18 horas. A medida abrangerá toda a cidade, não somente os bairros afastados e mais altos.

Esse modelo de racionamento está em fase de teste e o comportamento do sistema será observado durante uma semana.

Não é possível afirmar por quanto tempo esse rodízio vai prosseguir na cidade. Se chover e a vazão do rio Atibaia e dos mananciais voltarem ao normal, o racionamento será repensado.

Quem for flagrado desperdiçando água terá de pagar multa de R$ 336,00, valor que pode ser dobrado em caso de reincidência.

Rios e mananciais

O rio Atibaia e seus mananciais fornecem água para 95% da população de Valinhos, de 116 mil habitantes.

Por determinação do prefeito, todos os prédios públicos devem economizar água.

O cronograma dos dias em que cada região da cidade ficará sem água pode ser acessado pelo site do DAEV. www.daev.org.br.

Bairros de Valinhos ficarão 36 horas sem água por semana
0
222349