Você está em: São Paulo > Brasil > E-mails de eleitores são ignorados

<< voltar próxima matéria >>

Brasil

E-mails de eleitores são ignorados

28 de Novembro de 2011

77% dos deputados e senadores brasileiros não respondem contato feito pela internet

Três em cada quatro parlamentares brasileiros ignoram e-mails enviados por eleitores, revela pesquisa inédita realizada pela agência digital Medialogue.

Para testar a atenção que deputados federais e senadores dão aos interessados nas atividades dos congressistas, a entidade elaborou um teste: enviou para cada um dos 594 parlamentares um e-mail com perguntas simples sobre gastos de gabinete, agenda oficial e informações sobre o trabalho do congressista.

O resultado, publicado no blog do jornalista Fernando Rodrigues, mostra que apenas 135 responderam. Outros 459, o equivalente a 77% do total, simplesmente ignoraram a tentativa de contato. Na Câmara, dos 513 deputados, apenas 24% responderam. No Senado, o desempenho foi pior: somente 14% dos senadores deram atenção ao eleitor.

A Medialogue também elaborou um ranking com os parlamentares que melhor se comunicam com os eleitores pela internet. Na lista, aparecem nomes como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e os deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Glauber Braga (PSB-RJ).

Mas o estudo da Medialogue mostra que nem mesmo a resposta do e-mail é garantia de que o parlamentar presta contas com rapidez e eficiência.

Dos 135 deputados e senadores que responderam o contato, só 63, menos do que a metade, o fizeram no mesmo dia. Outros 53 responderam em menos de uma semana e 19 levaram mais de uma semana.

A interatividade entre parlamentar e eleitor também não é o ponto forte dos sites pessoais dos congressistas. Dos 459 parlamentares que têm endereço eletrônico na internet (69 senadores e 390 deputados, apenas 152, 33% do total, permitem a publicação de comentários dos eleitores.

83% dos parlamentares não publicam gastos em  site

fabio pozzebom/abr
0
117764


PUBLICIDADE

CIRCUITO TV MAIS - 2 ETAPA

PUBLICIDADE

COD1120_Drone com camera_315x260_gif

PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif