Você está em: São Paulo > Brasil > Congressistas já debatem nomes para escolher sucessor de Temer

<< voltar próxima matéria >>

Brasil

Congressistas já debatem nomes para escolher sucessor de Temer

18 de Maio de 2017

A indefinição sobre o futuro do presidente Michel Temer cria um ambiente no Congresso de negociações e boatos sobre possíveis candidatos à presidência em uma eleição indireta, quando apenas deputados e senadores têm o poder de voto.

As conversas entre partidos em busca de um nome de consenso já se iniciaram. Pode ser eleito qualquer brasileiro com mais de 35 anos e que seja filiado a um partido político e tenha ficha limpa.

Vários nomes são cotados, incluindo os próprios parlamentares, ministros atuais e ex-ministros dos governos de Dilma Rousseff (PT), Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Um dos mais cotados é Henrique Meirelles, atual ministro da Fazenda do governo Temer e filiado ao PSD. Meirelles também foi presidente do Banco Central de Lula. O ministro tem como trunfos os primeiros sinais de recuperação econômica, além do bom trânsito no PT e no PSDB.

Nelson Jobim, ex-ministro de Lula e de FHC, também é citado por parlamentares de vários partidos. Jobim é do PMDB.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a ser lembrado nas discussões. Aos 85 anos, no entanto, o líder tucano não teria disposição para assumir o comando do país.

Álvaro Dias (PV) aparece como o nome do Senado mais forte. O senador paranaense defende a renúncia de Temer.

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), que assumiria a presidência até a convocação da eleição indireta, corre por fora na disputa.

Outros parlamentares defendem um nome da iniciativa privada, de fora da política.

Até mesmo alguns integrantes do STF (Superior Tribunal Federal), como Carmem Lúcia e Gilmar Mendes, são cogitados. Os ministros do STF, contudo, não são filiados a nenhum partido.

Congressistas já debatem nomes para escolher sucessor de Temer
0
336399


PUBLICIDADE

COD1120_Drone com camera_315x260_gif

PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif