Você está em: São Paulo > Brasil > Comissão quer recursos da União para eleições

<< voltar próxima matéria >>

Brasil

Comissão quer recursos da União para eleições

19 de Março de 2017

A Comissão da Reforma Política vai apresentar até o final do mês o relatório com as propostas de mudança no sistema eleitoral. Entre as propostas estará a mudança na forma do financiamento de campanha. A ideia é criar um fundo eleitoral, que seja, na sua maior parte, financiado com recursos da União.

"A eleição é uma despesa do estado tão importante quando a educação e a saúde. Não vamos tirar da saúde para colocar na eleição. A eleição é tão necessária quanto a saúde", diz o presidente da comissão especial, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA).

Segundo o deputado, uma das ideias em discussão é que o fundo seja composto por 60% de verba da União e 40% de doações de pessoas físicas. A pressa do Congresso em definir as formas de financiamento eleitoral está relacionada à proximidade do pleito de 2018 e o andamento da operação Lava Jato. Atualmente, a legislação não permite a doação de recursos por parte de empresas, o que foi feito na tentativa de reduzir o uso de caixa dois, que é considerado crime. Os parlamentares alegam que, sem financiamento privado e sem aumento dos recursos públicos, as campanhas eleitorais seriam inviáveis.

Nos bastidores, parlamentares trabalham para aprovar também a anistia a quem já praticou o caixa dois. A ideia ganhou força com os pedidos de inquéritos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Vieira Lima, que consta na lista de Janot, nega que haja articulações para incluir a anistia na reforma política.

"Não estamos querendo anistiar nada nem ninguém. Mas como vamos viabilizar as campanhas? Com que recursos?", questiona o deputado.

Lista

O relatório do deputado Vicente Candido (PT-SP) deve trazer também o sistema proporcional de lista fechada, onde os eleitores votam em uma lista de nomes escolhidos pelos partidos e não mais em nomes, como ocorre nas eleições ao Legislativo (veja ao lado).

0
331191


PUBLICIDADE

COD1120_Drone com camera_315x260_gif

PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif