Você está em: São Paulo > Brasil > Após 12 anos, Dilma escolhe caças suecos Gripen para frota da FAB

<< voltar próxima matéria >>

Brasil

Após 12 anos, Dilma escolhe caças suecos Gripen para frota da FAB

19 de Dezembro de 2013

Depois de 12 anos, o governo federal anunciou ontem a compra de aviões de caça Gripen NG, da empresa sueca Saab, que concorria com a francesa Dassault e a americana Boeing.

Os 36 caças supersônicos suecos tiveram redução de preço em relação à proposta inicial, mas vão demorar mais ainda a vir ao Brasil: o primeiro só chega em 2018.

Já a frota de caças de interceptação da FAB (Força Aérea Brasileira) os atuais começam a parar de operar, de acordo com depoimento de um brigadeiro ao "Zero Hora", após ouvir o anúncio.

O programa de substituição dos aviões da FAB começou em 2001, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso, que terminou o mandato no ano seguinte deixando a decisão para Lula.

Este, por sua vez, teve, só em 2009, a escolha dos Rafale, da Dessault, anunciada pelo então presidente francês, Nicolas Sarkozy, mas desistiu quando a notícia desagradou a FAB, que questionava o preço mais alto, de R$ 8 bilhões.

Os favoritos passaram a ser os F-18, da Boeing, que custariam R$ 7,5 bilhões com uma série de benefícios extras, mas fontes do Planalto indicam que o mal-estar causado pela espionagem americana fez o governo brasileiro optar pelos suecos - desde sempre, os preferidos pela FAB.

Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, a escolha do modelo Gripen "foi objeto de estudos e ponderações muito cuidadosas".

0
217599


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0 Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php5) in Unknown on line 0